[Fechar]

Banner

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Normas de Convivência Escolar – Etec “Profª Anna de Oliveira Ferraz”

Das Normas de Convivência Escolar – ETEC“Profª Anna de Oliveira Ferraz”

Visando melhor esclarecer nossos alunos em relação às NORMAS da Escola, informamos-lhes que:

1 – Os alunos devem ter um comportamento discreto e adequado ao ambiente escolar.
2 – Os alunos que se atrasarem para a 1ª aula só poderão entrar na 2ª, depois não poderão mais entrar.
3 – O uso da camiseta com a padronização da escola é necessário, para sua própria segurança e identificação, não sendo permitido a alteração do seu modelo, ou seja, não pode ser cortada.
4 – Entrada e saída dos alunos, zelar pelo uso diário das camisetas e saber o motivo do aluno se encontrar no pátio, é competência dos Atendentes de Classe;
5 – É expressamente proibido o uso de boné e jogos de baralho, carteado, truco, UNO,etc., nas dependências da Escola.
6 – Durante a realização das aulas, os aparelhos decelular (Lei Estadual nº 12730, de 11/10/2007), radio, MP3 e 4 ou qualquer outro aparelho eletrônico, deverão ser desligados.
7 – É expressamente proibido trazer ou consumir quaisquer tipos de drogas, cigarros ou bebidas alcoólicas, bem como, fazer uso dos mesmos nas dependências da Escola.
8 – É expressamente proibido trazer armas (inclusive de brinquedo) para a Escola.
9 – É proibida a afixação de cartazes na escola sem a devida autorização da Direção Escolar.
10 – É dever do aluno manter a higiene e limpeza das salas de aula, banheiros e outras dependências da escola. Nunca escreva em carteiras ou paredes, não jogue lixo no chão, saiba utilizar adequadamente os sanitários e os bebedouros. “Limpar faz parte de nossa obrigação, mas manter limpo faz parte de sua educação”.
11 – Leiam sempre com muita atenção o quadro de avisos da Secretaria e o Quadro de avisos no pátio. Eles divulgarão sempre notícias de seu interesse.
12 – Problemas nas salas de aula serão resolvidos:
            - primeiramente com o professor,
            - em segundo lugar com o Orientador Educacional e/ou Coordenador de Curso,
            - em terceiro, com a Direção.
- em último lugar com a Direção.
13 – A merenda após o horário das 18h50m não mais será servida, para que os alunos não cheguem atrasados na 1ª aula e não interfiram no horário de saída das merendeiras.
14 – Após o sinal do intervalo os alunos devem entrar antes dos professores em sinal de respeito e os professores não devem deixar os alunos entrarem depois deles.
15Temos na Escola dois instrumentos de avaliação, o WEBSAI (Sistema de Avaliação Institucional) e o Observatório Escolar. Ambos são instrumentos para o crescimento da Escola.
16 – Proibido usar a quadra de esportes sem supervisão de professores e autorização da Direção; portanto não tragam bolas.
17 – Os alunos devem identificar todos os seus materiais escolares e mantê-los sob sua vigilância. O aluno deve evitar trazer para a escola objetos de valores elevados. Não abandonar seu material escolar, principalmente carteira e outros objetos de valor. A escola também não se responsabiliza por motos e bicicletas que forem guardadas no pátio. Achados e Perdidos: procurar a Portaria.
18 – Sala dos professores: respeitem o intervalo; é momento de descanso.
19 – Quando forem dispensados no intervalo, sairão apenas após o término do mesmo.
20 – Os alunos que colocarem suas motos aqui dentro, deverão esperaros alunos que estão a pé saírem primeiro para depois, saírem com as motos.
21 – Quaisquer atitudes de desrespeito ou brincadeiras inadequadas aos professores, funcionários, colegas e aos demais membros da comunidade escolar, poderão ser objeto de aplicação das normas regimentais.
22 – Os alunos estarão sujeitos às punições previstas no Regimento Escolar em razão de atitudes desrespeitosas, discriminação de qualquer natureza e brincadeiras feitas com colegas de sua turma ou de outras turmas da escola.
23 – Os prejuízos causados por danos nas instalações e equipamentos da escola serão ressarcidos pelo seu autor. As instalações e equipamentos da Escola são adquiridos com recursos públicos e da APM da Escola, e, portanto, de sua própria família.
24 – O aluno só poderá entrar e sair da sala de aula com autorização do professor.
25 – Os alunos devem ter todo material didático para que tenham bom desenvolvimento das aulas.
26 – As expressões “com licença”, “obrigado”, “por favor”, etc.. revelam boas maneiras para um bom convívio social.
27 – O aluno deve justificar as ausências em dias de avaliações, junto aos seus respectivos professores. Quando faltar, deve informar-se sobre o conteúdo e tarefas dadas e colocar-se em dia para as aulas seguintes.
28 – Quando precisar sair da Escola, no período das aulas, o aluno deverá solicitar autorização para um dos Atendentes de Classe.
29 – Os alunos deverão aguardar em sala de aula a chegada do professor. A dispensa de turmas será feita apenas pelos Atendentes de Classes ou Coordenadores de Curso.
30 – Em campo de estágio, o aluno deverá zelar pelo nome da escola, se comportando de acordo com as normas estabelecidas pela Instituição concedente de estágios e utilizando o uniforme exigido pela mesma.
31 – Só será permitida a entrada do(a) aluno(a) nas dependências da Escola, que estiver vestido com calça, bermuda ou saia na altura dos joelhos.
32 – O aluno do Ensino Médio que entrar na 2ª aula, por 3 vezes dentro do mês, precisará comparecer com o seu responsável na Coordenação / Direção para ser notificado. Caso aconteça o 4º atraso, o aluno será suspenso da aula.
33 – Os alunos do último módulo de qualquer curso do Ensino Técnico, poderão se inscrever para o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Os critérios utilizados para classificação são maior frequência e maior número de menções “MB”.
34Atenção:
- Não correr nas escadas
- Não jogar pingpong durante o horário de aula, exceto os alunos que estão dispensados por aproveitamento de estudos.
- Não correr nos corredores e pátio da Escola.
– O aluno do Ensino Médio que necessitar sair antes do término das aulas, deverá trazer autorização e não retornará mais.

PROCUREM SEMPRE PENSAR COLETIVAMENTE E NÃO INDIVIDUALMENTE, PARA ISSO, É SÓ COLOCAR O “NÓS” ANTES DO “EU”.


Documento aprovado pelo Conselho de Escola em Reunião do dia 18/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário