[Fechar]

Banner

quarta-feira, 13 de maio de 2015

10 coisas que inevitavelmente você vai fazer no primeiro semestre da Faculdade

Depois de ter estudado um ano inteiro (mais ainda em alguns casos) para passar o vestibular e, efetivamente, ser aprovado por isso, você se depara com o primeiro semestre de aulas na faculdade. O seu maior sonho de vida profissional está se realizando e tudo que você tem que fazer é estudar, dar o seu melhor para terminar o curso da melhor forma possível, pegar o certificado e exercer sua profissão. No entanto, para muitos, o primeiro semestre de faculdade é muito complicado. Saiba agora dez coisas que os estudantes costumam fazer no primeiro semestre de faculdade.

1-Receber um trote

primeiro-semestre-da-Faculd
O trote é inevitavel
É praticamente uma regra, faz parte do ritual. Praticamente todas as instituições de ensino superior no Brasil têm trotes para os calouros e é preciso ter cuidado, pois alguns podem passar dos limites. Para sorte dos calouros, a maioria das universidades impõe regras para os trotes.

2- Receber a carteira de estudante

A carteirinha de estudante é um item muito esperado por quem passa no vestibular. É o documento que dá direito à meia-entrada em jogos de futebol, cinema, shows, e uma infinidade de eventos culturais e esportivos. Ela costuma chegar até meados de maio e os alunos ficam eufóricos com sua chegada.

3- Aprender sobre métodos de confecção de trabalho e pesquisas

Existe uma matéria em comum em praticamente todos os cursos de todas as universidades brasileiras e do mundo: Métodos e Técnicas de pesquisas e trabalhos. Essa matéria serve para ensinar os alunos que os trabalhos feitos a partir dali deverão seguir regras universais. Referências bibliográficas, capa, contracapa, introdução, conclusão, enfim, tudo deve seguir o padrão.

4- Pensar em desistir

O primeiro semestre costuma ser importante para que o aluno confirme sua escolha de curso. Para quem se iludiu com as feiras de profissões e descobriu que o curso escolhido não era tudo aquilo, este é o momento de desistir. Trocar de curso ou simplesmente abandonar o barco e tentar outra coisa no ano seguinte, são as opções.

5- Fazer alguma atividade extracurricular

O primeiro semestre marca a apresentação de empresas juniores, Centros Acadêmicos e Atléticas. Tudo isso é considerado atividade extracurricular e dá a oportunidade aos alunos de aproveitarem mais do que a universidade pode oferecer, além de possibilitar atividades adjacentes para a carreira de cada um.

6- Se preocupar com as horas complementares

Todo curso possui uma quantia de atividades complementares obrigatórias para cada aluno. Estágios, cursos de idiomas, atividades extracurriculares e muitas outras coisas contam como horas complementares. No entanto, a quantidade é alta e se o aluno não tiver todas elas, pode não receber o certificado. O aluno geralmente pensa nestas horas complementares apenas no primeiro e no último semestre.

7- Fazer novos amigos

Isso é meio óbvio, mas os amigos feitos neste período serão aqueles que permanecerão para o resto de sua vida.

8- Decidir sua especialidade

Talvez isso não aconteça no primeiro semestre, mas a chance é grande. A maioria dos cursos permite que os alunos escolham entre várias especialidades. Este é o momento mais comum para isso.

9- Ter o primeiro porre da vida

Geralmente os jovens começam a ir a festas noturnas quando chegam à faculdade. E no primeiro semestre é quando elas acontecem com mais frequência. Logo, o primeiro porre é consequência.

10- Criar um grupo

Você irá se aproximar de um grupo e passar a fazer os trabalhos com este grupo. E isso geralmente dura até o final do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário